Produto natural ganha escala e novos investidores

Produto natural ganha escala e novos investidores

31/10/2014 Alimentos

Marcas antes "de nicho" ganham escala, espaço nas gôndolas de supermercados e novos investidores, como o fundador das escolas de inglês Wisard, Carlos Wisard Martins, que comprou a rede de lojas Mundo Verde em agosto.

A previsão é de que o mercado de alimentos diet e light, orgânicos, sem lactose, sem glúten e naturais chegue a R$ 55 bilhões em 2014, segundo estimativa da consultoria Euromonitor. O consumo desses itens cresce a taxas três vezes maiores do que as de alimentos convencionais.

O avanço do segmento teve de ser acompanhado por mudanças no varejo. Uma tendência mundial é a criação de espaços específicos dentro das lojas. "Os varejistas estão tendo de se adaptar a essas necessidades dos consumidores, adotando novas práticas e optando por mudanças conceituais e físicas", afirma Adriano Araújo, diretor-geral no Brasil da consultoria britânica Dunnhumby, especializada em varejo e consumo.

Na rede de supermercados Pão de Açúcar, as gôndolas destinadas a produtos naturais, orgânicos e especiais só crescem. Segundo Luiz Elisio Melo, diretor executivo de operações do Grupo Pão de Açúcar, o consumo de comidas e bebidas saudáveis aumentou 10% no ano passado.

No supermercado Casa Santa Luzia, essa categoria já ocupa um mezanino inteiro - são cerca de 850 produtos integrais, 1,5 mil da linha diet e light, 450 itens sem glúten e 300 sem lactose. "Quando sugeri vendermos orgânicos, há 16 anos, consegui uma pontinha de uma gôndola e eu mesma fiz a plaquinha à mão", lembra a diretora Ana Maria Lopes. Agora, o mezanino teve até de ser ampliado. "No último ano, nossas vendas de produtos sem glúten cresceu 112%; os orgânicos, 36%; e os diet e light, 15%", afirma.

Na rede de supermercados St Marche, com 14 lojas em São Paulo, a oferta de produtos desse segmento mais do que dobrou em um ano e as vendas cresceram 50%, segundo Geraldo Caspary, diretor comercial.

Variedade em produtos saudáveis

Depois de constatar que seus clientes vinham às lojas para comprar produtos de apelo saudável, mas tinham dificuldade em identificar os nutrientes mais adequados à sua dieta, o Casa Fiesta, com duas lojas em Curitiba (PR), abriu o Espaço Saúde em ambas as unidades. Trata-se de um corredor exclusivo e bem sinalizado para alimentos com benefícios diversificados, como sem glúten, integrais e sem lactose. Foi disponibilizada também uma nutricionista para tirar as dúvidas dos clientes sobre os produtos. Com a iniciativa, o Casa Fiesta espera aumentar as vendas de produtos saudáveis em 70% em um ano.

Por Revista Supermercado Moderno
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