Alimentos do bem e seus benefícios

Alimentos do bem e seus benefícios

09/10/2014 Alimentos

Cada alimento tem determinada função para o nosso organismo, um exemplo disso são os alimentos que mais ajudam na hora de eliminar as impurezas do organismo, e os vilões que só aumentam a produção de dejetos.
Conheça alguns alimentos que são aliados da sua saúde:

1. As frutas
São ricas em nutrientes como vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes e previnem a ação dos radicais livres. A goji berry, por exemplo, é rica em aminoácidos que ajudam na formação de proteínas, minerais, polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico, triptofano que atua no sistema nervoso e cyperone que faz bem ao coração. Tem ainda substancias que liberam o hormônio do crescimento, agentes anti-inflamatórios e mais um esquadrão de antioxidantes.
Importante: Ingerir cinco porções por dia.

2. Folhas verdes e escuras
Couve, brócolis e repolho são fontes de glicosinolatos, que, além da ação antioxidante, ajudam a neutralizar agentes tóxicos. Se forem picadas, ainda liberam enzimas capazes de inibir a formação de substâncias associadas ao câncer.
Importante: Consumir duas porções por dia.

3. Peixes marinhos
Peixes marinhos, tais como salmão e cavalinha, são considerados fonte de proteína magra e muito importantes para o nosso organismo. Fornecem ômega-3 e ácido graxo que previne inflamações e reduz a oxidação de gorduras, acumuladas no organismo se consumidas em excesso.
Importante: Consumir duas a três porções por semana

4. Gengibre
O gengibre é rico em fitoquímicos, como o gingerol e a gingerdiona, com poder antioxidante e anti-inflamatório. Com alto teor de fibras, o gengibre facilita a função intestinal e favorece a eliminição de agentes tóxicos pelas fezes.
Importante: consumir até 1 grama por dia

5. Sementes oleaginosas
Elas são fonte de gorduras poli-insaturadas e vitamina E, um antioxidante. Nozes e castanhas-do-pará ainda são ricas em selênio, mineral usado na formação da enzima glutationa, que age no fígado combatendo e neutralizando substâncias tóxicas.
Importante: consumir 1 a 3 unidades por dia

6.Leguminosas
Muitos desses alimentos, como o feijão-branco, possuem faseolamina, proteína que, por inibir a formação de uma enzima no intestino, dificulta a absorção completa de carboidratos.
Importante: consumir uma porção ao dia

7. Água e chás
São líquidos que ajudam a dissolver e transportar os elementos tóxicos, facilitando sua expulsão pela urina, pelas fezes e pelo suor.
Importante: consumir 2 litros por dia.

8.Arroz integral
A casca, que difere o arroz integral do arroz branco, tem alto teor de fibras e é fonte de inesgotáveis beneficios que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal.
Importante: consumir 4 colheres de sopa por dia.

Por Aneri Pistolato - Kodilar Alimentos
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