Muitas vezes nem temos ideia, mas alguns alimentos são ótimos “remédios” para a pressão alta. A revista SAÚDE acaba de publicar alguns desses alimentos e olha só que coincidência…Quatro dos sete produtos apresentados já são comercializados e divulgados pela Kodilar. Bons alimentos e boas informações sempre têm espaço por aqui!
FARELO DE TRIGO
“É fato consumado que grãos e cereais integrais devem aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. Afinal, são exímias fontes de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL. Por participar dessa faxina nas artérias, esses alimentos auxiliam o sangue a circular sem sujeiras no caminho. Mas, em se tratando de hipertensão, um representante dessa turma merece destaque. É o trigo, cujo farelo oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B.”
* Salpique duas colheres de sopa do farelo em vitaminas, frutas ou refeições salgadas.
SEMENTE DE ABÓBORA
“Tamanho não é documento mesmo, pois essa pequena semente é farta em nutrientes. Entre eles, está o potássio, mineral famoso por melhorar a elasticidade dos vasos. Segundo a nutricionista Maria Cristina Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vale exaltar também a presença das vitaminas A e E, fibras, magnésio e gorduras do bem. Essa riqueza nutricional, aliás, foi avaliada em um estudo com o óleo da semente administrado a animais na Arábia Saudita. Conclusão: o preparo potencializou a ação de remédios anti-hipertensivos, facilitando bastante o ajuste da pressão arterial.”
* As sementes torradas são ótimas como aperitivo.
SOJA
“Os holofotes volta a se dirigir para a isoflavona, substância mais ilustre do grão cultuado pelos orientais e famosa por silenciar sintomas indesejados da menopausa. Após revisar uma porção de artigos protagonizados por ela, cientistas chineses perceberam que sua ingestão alivia o tráfego sanguíneo.”
* Cozinhe 1 xícara de chá do grão e use-o como substituto do feijão ou em saladas.
GUARANÁ
“Durante anos, a fruta nativa da Amazônia e outros alimentos ricos em cafeína foram tachados de perigosos às artérias. A verdade, porém, é que nenhum estudo confirmou seu elo com a hipertensão. Muito pelo contrário. Em um grupo de 637 pessoas acima de 60 anos acompanhado pelas universidades Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do Estado do Amazonas, as que relataram beber regularmente uma mistura de guaraná em pó, água e uma pitada de açúcar ou mel eram menos obesas e apresentavam, em menor frequência, pressão alta. Um recado a quem controla a pressão com remédios: o guaraná só
deve ser convidado se o médico liberá-lo.”
* Acrescente 1/2 colher de café de guaraná em pó a sucos de frutas e tome pela manhã.